O primeiro voto

Veja a pequena entrevista que fizemos com algums pessoas sobre o primeiro voto no video abaixo, ou leia o resumo na "ficha técnica" desta postagem.





Entrevistados:

NOME:
Andreza Félix.
IDADE: 31 anos.
DATA DO 1º VOTO: 1998, em eleições para presidente. “A minha emoção de votar foi muito grande, porque votei já para presidente, o que foi muito significativo pra mim como eleitora”.


NOME: Carollina Rodrigues.
IDADE: 16 anos.
DATA DO 1º VOTO: 2010, em eleições para Presidente. “Eu achei muito importante, porque foi a primeira vez que eu pude contribuir pra escolher que vai governar a nação”.

NOME: Daniel Martins.
IDADE: 18 anos.
DATA DO 1º VOTO: 2010 em eleições para presidente.
“Eu não senti diferença nenhuma em votar [...]. Não vai fazer diferença na minha vida, mas tenho que cumprir meu dever como cidadão.

 

NOME: Elbiron Argentino de Oliveira
IDADE: 56 anos.
DATA DO 1º VOTO: 1972, em eleições para Prefeito (duranteo Governo  Militar). “A sensação não foi lá tão grande, porque essa questão da politização, do direito de votar não era tão bem divulgada. Hoje não, hoje existe essa questão do exercício da cidadania. Na época era mais ou menos assim: ‘vou votar porque é obrigado a votar’.”


NOME: Fernando Santana.
IDADE: 47 anos.
DATA DO 1º VOTO: 1982, em eleições para Governador (durante o Governo Militar). “Foi um momento importante na volta da democracia no Brasil, porque logo em seguida a gente iniciou a campanha das Diretas Já”.

NOME: Paulo Silveira.
IDADE: 11 anos.
DATA DO 1º VOTO: assim que completar os 16 anos (2016), em eleições para Prefeito. “Eu gostaria que tivesse uma coligação entre o PSDB e o PV. Eu com certeza votaria nessa coligação”.

NOME: Rosana Jorge Coelho.
IDADE: 35 anos.
DATA DO 1º VOTO: 1992, em eleições para Prefeito. “Eu sempre ia votar com meus pais, e eles me deixavam marcar o ‘X’, então eu me senti uma pessoa muito importante a partir do momento
em que eu estava dando a minha contribuição”.

Comentários:

Postar um comentário